“Deixe a Sua Opinião Sobre o Blog. Gostou? Quer Compartilhar Algo? Envie um Email: ideiasabertas@yahoo.com

sábado, 7 de março de 2009

Voltando a ser mulher...

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias." Pv 31.10

Falar de virtude parece meio antiquado, quando é a beleza que é fundamental e por vezes muito necessária no tempo em que vivemos, mas quando leio Provérbios 31, vejo o quanto está atualizado. Não tão distante de nossa realidade onde as mulheres vêm ascendendo, superando as próprias dificuldades ao longo dos tempos e, conseqüentemente, aumentado a participação no mercado de trabalho.

Leia e você verá, um retrato da mulher de hoje: batalhadora, trabalhadora, solidária, mãe dedicada, esposa cuidadosa etc...

Quando Provérbios se refere a mulher e suas principais características, não menciona a beleza como sendo a maior ou melhor delas, se contrapondo a imagem erroneamente utilizada hoje pela mídia e infelizmente muito aceita por nós, mulheres. Tanto que deixa para citar a beleza no final do texto dizendo: "Enganosa é a graça e vã a formosura."

Isso me deixa intrigada...Minha curiosidade?
É saber em quem o Rei Salomão se inspirou para escrever tão belas palavras como a escrita no início do texto: "Mulher virtuosa..." Por outro lado, em quem se inspirou quando disse que a beleza é vã? Será que se trata de duas mulheres diferentes? Será que no seu tempo era difícil encontrar uma mulher bonita e então por isso fosse preciso elogiar a beleza interior?

Enfim...Tenho certeza que trágico fim teria a mulher "feia" de sua época, já que naquele tempo não existia Jacques Janine, Avon e Natura, academia de ginástica, Ivo Pitangui, silicone, anabolizantes...
Não me admira que existam mulheres, que neste exato momento estejam preocupadas em perder 2kg, fazer uma plástica no nariz, turbinar os seios, e ficar quem sabe, parecida com algunha mulher fruta. Tsc,tsc,tsc...

Mas entendo o que ele quis dizer. "A beleza é enganosa e a formosura é vã; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada." PV 31.30

Num tempo em que a mulher que tem mais destaque é aquela que lembra uma melancia, um morango, um melão, difícil achar que vamos ser elogiadas se formos virtuosas e tementes a Deus.

Estamos agora diante de um contraste: Que mulher pretendo e preciso ser?
A virtuosa ou a escrava da beleza?
A mulher que se preocupa em Ser, ou Ter?
A mulher preocupada em ter um "corpão" simplesmente para competir com as outras ou preocupar-me com o coração?
Não digo aqui que não devemos nos preocupar em sermos vaidosas. Afinal, a beleza da mulher está em sua feminilidade. Acredito sim, que não devemos fazer disso a nossa vida.
Para entendermos como ser uma mulher virtuosa, é necessário saber o que é virtude.
1.Qualidade daquilo que está de acordo com o que é considerado correto e desejável (do ponto de vista dos sistemas de moral, da religião, do dever etc.)
2.Cada uma das qualidades morais, como a temperança, a modéstia, a generosidade, a justiça etc.
3.Qualquer qualidade considerada como muito boa, desejável.
4. Aquilo que está de acordo com os princípios do bem, com a qualidade dos altos padrões morais.
Logo, percebo que uma mulher virtuosa é aquela que possui ou apresenta virtudes, que tem excelência.

Ser temente a Deus nos trará benefícios eternos.
Ser escrava da beleza nos trará apenas prejuízos e benefícios temporários. O silicone tem prazo de validade, o bottox tem prazo de validade, a escova progressiva, inteligente ou como queiram chamar, também tem prazo de validade, a lente de contato também, a coloração dos cabelos idem.
Mas virtude é algo que o dinheiro não compra!

Hoje podemos escolher a cor dos olhos, cabelos, o tamanho dos seios, o formato do nariz e etc, mas ser temente a Deus não é tão fácil assim. Temer a Deus é reconhecer nele a fonte de todo o bem. Esta transparência estava no âmago da vida de Jesus. Somente à medida que verdadeiramente temermos ao Senhor é que seremos libertos da escravidão de todas as formas de temores anormais e satânicos. Este temor de Deus que absorve os outros temores, certamente é fonte de uma grande liberdade interior.

8 de Março, Dia Internacional das Mulheres. E o que vamos comemorar?

A mulher tem lutado pelos seus direitos há décadas e agora tem se rebaixado, aceitando pacivamente a vulgaridade de sua imagem.
Enquanto a bíblia exalta a dignidade, íntegridade, beleza interior como características importantes numa mulher, que de fato acredito que sejam mesmo. A mídia destila seu veneno, massacrando e escravizando mulheres, para fazer com que outras mulheres, aceitem esta "verdade".
Agora entendo o que Jesus quis dizer quando falou: Eu sou a verdade.

Como lutar por direitos iguais se somos diferentes?
Acredito que a Lei Maria da Penha tenha sido um avanço neste sentido: LUTAR PELO DIREITO DE SER MULHER!
Então, temos lutado para ser melhor que o homem porque?Pra quê?

1 Comenta aí!:

Alda Lorenn disse...

Se Deus dissesse a mim, logicamente é uma suposição,quer nascer homem ou mulher de novo?
Eu diria que queria nascer mulher.
Amo ser mulher.
Incomoda-me as mulheres quererem ser iguais aos homens. Não falo de ascensão profissional ou garantia de direitos, falo de querer ser dentro de casa o cabeça, querer ser independente de todas as formas do homem, não querer ter filhos em prol de ascensão profissional, não querer ser submissa, enfim a mulher quer ser homem. Não me soa bem esse feminismo tão pregado e essa independência dos homens sem limites.
A mulher de provérbios trabalhava, esposa, mãe, administradora...
E mesmo assim não era insubmissa, se não o marido não a elogiaria, enfim vejo nela amor e prazer em ser mulher e cumprir com seu papel..

"Se não fizermos o download da proposta de Paulo registrada em Atos 17, estaremos reproduzindo um cristianismo acrítico, desengajado, norteado por superstições e preconceitos, sem nenhuma relevância no debate das idéias, sem propostas à altura das necessidades do nosso tempo.
Desse modo, nosso senso de autêntica vida comunitária é substituído por um imenso e lucrativo "público-alvo", e nossas mais caras convicções são privatizadas e transformadas em mercadorias.
À medida que brincarmos de reproduzir trejeitos e consumir modismos criados pela mídia gospel, estamos apenas simulando a religião bíblica, num trágico arremedo." Robson Ramos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews