Fazemos parte de uma geração que cultua o poder - militar, intelectual, econômico, científico. O conceito de poder integra nosso viver diário. O mundo se divide em blocos de poder. Por toda a parte os homens lutam pelo poder em vários domínios, muitas vezes com motivação questionável.
Muitos dentre nós, buscam o poder, seja o poder através do dinheiro, da fama. Vivemos em função de buscar este poder, esta glória.
Ao ler o capítulo 8 "em busca da glória" do livro O lado oculto do artista, tive a certeza de que seria um assunto importante a ser abordado aqui no blog, por se tratar de um tema atual. Fui confrontada com esta verdade, e com o confronto veio o arrependimento.
Quantas vezes ao executar algum tipo de atividade de que temos certeza que somos bons naquilo, desejamos receber o elogio e reconhecimento dos outros? E quantas vezes o executamos com esta intenção?
Lembro-me de quando adolescente costumava ir para as reuniões e almoço de família, com o teclado debaixo do braço. Tocava de preferência no volume máximo e até hoje me pergunto como é me que aturavam...Enquanto buscava chamar atenção de alguém para o meu talento, frustrada, recebia apenas ordens de papai mandando baixar mais o volume.Tsc,tsc,tsc...
Hoje, é exatamente por isso que programas como: American Idol, Ídolos, Fama ou Britain's Go Talent (o qual revelou para o mundo a Susan Boyle, por exemplo), fazem tanto sucesso. Porque refletem o nosso interesse pelo estrelato e pela glória.
Não há nada de novo nisso, o apelo da mídia tem apenas intensificado esse quadro. Quem aí não lembra que no evangelho de Marcos (10.35 ao 45), Tiago e João fazem um pedido a Jesus:“Permite que, na tua glória, nos assentemos um a tua direita e o outro à tua esquerda“.
Deus trata diretamente sobre a busca pela glória, e podemos nos surpreender com o que ele tem a dizer.
Sim! Fomos projetados para a glória! Fomos pré-programados pelo próprio Deus - isso fazia parte de seu plano, por termos sido criados à sua imagem. A humanidade chegou a conhecer esta glória. Deus explica o que aconteceu em seguida: "...pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" Rm 3,23
Temos nos dedicados para recobrar essa glória, mas durante todo o tempo nos aferramos ao pecado que nos faz cair da glória. Será que queremos a glória sem o Deus da glória? Este é um problema intransponível.
Buscamos todas as formas de glória falsificada. Fazemos apresentações inspiradas para o aplauso de uma platéia.
Diz-se com frequência que a maldição do show business é que, independentemente do suceso que você alcançar, nunca será o suficiente. O vício por querer ser o melhor é inevitável...
Qualquer que seja nosso ambiente, nunca nos satisfará o fato de sermos bons em alguma coisa. Insistimos em nos comparar com outras pessoas e ser reconhecidos como alguém tão bom quanto elas. Em Lucas 18, o fariseu olha para o publicano e diz: "Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens". No entanto, um privilégio vem com o sucesso, e vicia.
"Não há nada de errado em ser tratado como "estrela". É normal se as pessoas apreciam seu trabalho e querem ser vistas com você. Não foi você que insistiu nisso. O problema surge quando você tem a expectativa de ser tratado como "estrela".
O privilégio torna-se um direito, e direitos transformam-se em necessidades...
Contudo os que nunca receberam esse tipo de glória sentem inveja, ansiando em segredo por ela, e normalmente são rápidos em julgar os que a detêm. Examinamos a vida dos bem-sucessidos com um microscópio, procurando falhas para poder denegri-los e, assim, amenizar nossa consciência medíocre.
Se não consigo ser melhor do que aquela mulher, talvez possa reduzí-la ao meu tamanho se descobrir suas falhas. Então me sentirei melhor comigo mesmo.
Aquela garota que amava o volume máximo, aprendeu que o volume não é tão importante. A questão é a intenção. Deus trabalha em corações orgulhosos e em vez de se afastar de nós, ele se aproxima de nós. Ele nos faz lembrar que fomos criados para glória. A glória verdadeira - a glória que vem do Pai da glória, mas não encontramos a glória buscando a glória. Nós a encontramos buscando Deus.
"Um coração quebrantado e contrito ele não despreza", ou seja, uma mente atinjida por esssa verdade, prostrada e arrependida chama a atenção do DEUS da glória.
Por: Fabiola Malta / Trechos do Livro: O lado oculto do artista